Significado de Uyara

Veja qual o significado do nome Uyara da categoria Indígena, Tupi Guarani

Uyara: Significa “senhora”, “dona”, “dominadora”, “Mãe-d´água”.

Uyara é um nome indígena brasileiro, que tem origem no nome tupi Yara, partilhando assim do mesmo significado de Iara, e significa “senhora”, “dona”, “dominadora”. 

Na mitologia do povo indígena brasileiro, Iara é a Mãe-d´água - uma bela sereia de cabelos negros que seduzia as pessoas para o seu reino localizado no fundo do mar. Além de sereia, Iara era capaz de assumir totalmente a forma humana caminhando pela tribo como uma índia comum.

Inicialmente, porém, Iara teria se chamado Ipupiara e seria um índio, que era conhecido por devorar pescadores desavisados. Essa é uma lenda do folclore da Região Norte do nosso país, bastante conhecida na Amazônia.

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que reflete não só a beleza e a autoridade feminina, como a simbologia da água - origem da vida, força e purificação.

Uyara, ainda, carrega principalmente um símbolo da identidade brasileira, pois os nomes indígenas preservam a nossa cultura.

Uyara Torrente é o nome da vocalista da banda de MPB “A Banda mais Bonita da Cidade”, lançada em 2009 que ganhou popularidade a partir do sucesso da música “Oração”, em 2011.

Apresenta como variante gráfica Uiara (com i), bem como Iara, Iarah ou Yarah.



Veja a lista completa de nomes da categoria Indígena, Tupi Guarani:

Nadi
Uyara
Anahí
Thaynara
Ipanema


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2020 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade