Significado de Thayná

Veja qual o significado do nome Thayná da categoria Tupi Guarani

Thayná: Significa "astros celestes", "estrela" ou "estrela da manhã".

Tem origem no Brasil através do termo tainã pertencente à língua indígena tupi-guarani e significa "astros celestes", "estrela" ou "estrela da manhã" uma vez que essa era a designação para os astros celestes, ou seja, as estrelas para os índios. Tainá é primeira versão desse nome, em que há ainda outras versões, tal como Thainá (com i em vez de Y), versão bastante comum.

Deste modo, este bonito nome predominantemente feminino carrega consigo a simbologia desse corpo celeste que se distingue dos demais pelo fato de produzir luz. É, assim, reflexo de perfeição e de esperança, bem como é o termo atribuído às pessoas que se sobressaem nas suas profissões, especialmente no campo artístico.

A escolha de nomes indígenas é um reflexo de valorização da identidade nacional e que possivelmente por esse motivo nunca sofreram qualquer discriminação entre os prenomes.

As pessoas registradas com esse nome costumam ser afetivamente chamadas pelo apelido “Thá”, “Thay” ou, ainda com menos frequência, “Naná”.

No nosso país, tem destaque Tainá Mullher - jovem atriz que iniciou sua carreira no cinema, em 2007, sendo premiada como a melhor atriz em festivais brasileiros. Além de atriz e modelo, também já trabalhou como apresentadora.



Veja a lista completa de nomes da categoria Tupi Guarani:

Thayná
Taiane
Thainá
Andirá
Tainá


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade