Significado de Samanta

Veja qual o significado do nome Samanta da categoria Hebraica, Sânscrita

Samanta: Significa “limite”, “término”, “a que está presente em todas as partes”, “universal” ou “flor com o nome é Deus”.

O nome Samanta tem uma origem incerta, sendo motivo de vários debates entre os etimologistas.

No entanto, existe uma teoria que supõe que o nome tenha se originado a partir do sânscrito Samanta, que deriva das raízes Sa, que significa “laço”, “aderência” ou “o que reúne”; Ma, relativo à “o tempo”, “a medida”; e Ta, que quer dizer “força”, “conservação”, “ação de transpassar”.

Assim, o suposto significado deste nome seria literalmente: “o limite”, “término”, e por extensão, “presente em todas as partes”, “universal”.

Há ainda algumas fontes que o relacionam como uma variante feminina de Samuel, a partir da combinação dos elementos Sam, de Samuel, mais o termo antha (do grego anthos) que quer dizer “flor”.

Samuel vem do hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente “seu nome é Deus” e, de acordo com esta acepção, o nome Samanta significa “flor com o nome de Deus”.

O nome foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos em meados do século XVIII, especialmente entre os afro-americanos.

Foi popularizado neste país por influência da personagem principal da série de televisão “A Feiticeira”, exibida nos Estados Unidos entre os anos de 1964 e 1972.

Entre os brasileiros, Samanta também é um nome bastante apreciado, assim como a sua variante Samantha.

As pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Samy ou Sam. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Sânscrita:

Maria Joaquina
Samanta
Ana Maria
Maríndia


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade