Significado de Marilene

Veja qual o significado do nome Marilene da categoria Grega, Hebraica, Francesa

Marilene: Significa “senhora soberana reluzente”, “mulher pura resplandecente”.

Tem origem no nome francês Marilene, uma junção dos nomes Marie e Hélène, versões francesas de Maria e Helena.

Maria é um nome de origem incerta que possivelmente teve ter sido originado a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana, vidente”. Por ser um nome muito difundido, antes até da época de Jesus Cristo, pode ter surgido também através do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”.

O nome foi popularizado sob a influência da personagem bíblica mencionada no Novo Testamento, e no Alcorão, com a mãe de Jesus, conhecida por ter o concebido através do espírito santo quando virgem. A Virgem Maria é tomada como a primeira pessoa que seguiu o cristianismo e com o passar dos anos tornou-se uma das santas mais veneradas do mundo.

Helena surgiu através do grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha” e do termo hélê que quer dizer “raio de sol”, e significa “a reluzente, a resplandecente”.

O nome foi popularizado pela personagem da mitologia grega, Helena, filha de Zeus e Leda, e esposa do rei de Esparta, Menelau. Helena foi raptada por Páris, rei de Tróia, e tal fato deu origem à famosa Guerra de Tróia, quando o seu resgate foi ordenado por Menelau.

Outra Helena que influenciou a popularidade deste nome foi a mãe do imperador romano Constantino, conhecida mais tarde como Santa Helena. Falecida em 338, os ingleses dedicaram 135 igrejas em sua homenagem.



Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Hebraica, Francesa:

Marilene


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade