Significado de Maiara

Veja qual o significado do nome Maiara da categoria Tupi, Indígena

Maiara: Significa “a bisavó” ou “senhora”. 

Maiara é um nome feminino com dois prováveis étimos e significados: um através do termo originário do tupi-guarani, maya aryia, formado pela união dos elementos, maya, que significa “mãe”, e aryia que quer dizer “avó por parte de mãe”, que forma o significado de “bisavó”.

Por ter sido encontrado grafado como Mayara, pressupõe-se que teria ocorrido uma transformação do termo original em tupi maya aryia em mayara.

Outra possível origem é através de uma palavra vinda do uapixana, uma tribo de indígenas aruaques que habitavam o alto do Rio Branco, a partir do termo maiáre, que quer dizer literalmente “bicho”.

Como todos os nomes de origem indígena, o nome Maiara tem uma carga histórica bastante importante.

Alguém com esse nome estará sempre "homenageando", mesmo que de forma não intencional, a cultura indígena que ajuda a formar a identidade da nação brasileira.

A utilização de nomes indígenas é apenas mais uma forma de manter viva uma herança dos povos que primeiramente habitaram o Brasil, os "brasileiros originais".

Há quem considere o nome Maiara como uma variação de Maria, mas não tem relação etimológica com o nome vindo do hebraico.

É comum que as pessoas batizadas com este nome recebam alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Mai, Mah ou Maia, por exemplo.

Este é um nome bastante utilizado pelos brasileiros, assim como a variante Mayara.

Uma das personalidades mais populares com este nome na atualidade é a cantora e atriz americana – de origem brasileira – Maiara Walsh.



Veja a lista completa de nomes da categoria Tupi, Indígena:

Acir
Mayara
Piatã
Yara
Ubiratan
Ubirajara
Bartira
Iara
Inaiê
Jaci
Iberê
Juraci
Ubiratã
Potira
Jurema
Moema
Moara
Maiara
Tuane
Jandir
Grajaú
Moacir


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2020 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade