Significado de Isolda

Veja qual o significado do nome Isolda da categoria Celta, Germânica

Isolda: Significa “bela”, “formosa”.

É um nome de origem incerta, que provavelmente surgiu através do céltico Esyllt, que quer dizer “bela, formosa”. Há também outras fontes que atribuem a sua origem ao germânico, com o significado de “forte em mocidade”, “poderosa pela espada”, “combatente de ferro” ou “que está na força da juventude”.

O nome é até hoje conhecido por influência da história lendária relacionada com o rei Arthur, como uma princesa irlandesa prometida ao rei Marcos da Cornualha. O cavaleiro que servia ao rei e recebeu a missão de buscar a sua amada da Irlanda para a Grã-Bretanha, foi Tristão, sobrinho do rei. Segundo a lenda, na volta da viagem, Tristão e Isolda beberam uma porção do amor e se apaixonaram, mas terminou por casar com o rei Marcos, mantendo um relacionamento com Tristão.

Tristão também se casa com outra mulher e durante um combate acaba ferido e chama Isolda para cuidar dele. Mas a sua esposa, que sabia do romance, enganou o seu marido dizendo que Isolda não viria e assim, Tristão morreu acreditando que sua amada o tinha abandonado. Quando Isolda chega para tratar de Tristão, o vê morto e também acaba morrendo de tristeza.

A história de Tristão e Isolda foi muito popular durante a Idade Média e o nome Isolda se tornou comum na Inglaterra nesta época. No século XIX já era raro, mas aumentou sua popularidade com a ópera do maestro e compositor alemão, Richard Wagner, intitulada “Tristão e Isolda”, de 1865.



Veja a lista completa de nomes da categoria Celta, Germânica:

Isolda
Elvira
Arthur Henrique
Zildete


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade