Significado de Indira

Veja qual o significado do nome Indira da categoria Sânscrita

Indira: Significa “beleza”; "gotas de chuva".​

Indira é um nome que tem origem sânscrita e que significa “beleza”. Surgiu a partir do nome da personificação da beleza, que era também a esposa de um dos principais deuses hindus - Vishnu - que é o deus da preservação e junto com os deuses Brahma e Shiva compõem a trindade no Hinduísmo.

Indra, considerada uma variante de Indira, por sua vez, é o nome do deus hindu que no período védico era considerado o deus dos deuses. É um nome feminino, muito embora, originalmente nomeasse uma figura masculina e significa "gotas de chuva".

Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome que carrega os atributos de encantamento e formosura, além de refletir a beleza interior.

As meninas registradas com esse nome predominantemente feminino podem ser afetivamente chamadas de Indi.

Indra é o deus da tempestade, bem como da fertilidade, uma vez que fertiliza a terra através da chuva. Assim, Indra é um nome sagrado e bastante comum na Índia, enquanto no nosso país é mais popular a forma Indira. 

Tem destaque com esse nome Indira Gandhi (1917-1984). A indiana que foi a primeira mulher com a função de primeiro-ministro na Índia, foi admirada pelo seu povo. Em 1983 foi congratulada com o Prêmio Lenin da Paz em virtude do trabalho que desenvolveu em prol da paz.



Veja a lista completa de nomes da categoria Sânscrita:

Deva
Lakshmi
Shiva
Anand
Indira
Sita
Beryl
Kali
Raghu
Ravi
Nila
Shakti
Anando
Shandar
Candal
Manjusha
Idril
Krisna
Sonal
Chandra
Vidya
Kapila
Ananda
Ruana
Gita
Aruna
Krishna


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2020 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade