Significado de Cleide

Veja qual o significado do nome Cleide da categoria Grega, Escocesa

Cleide: Significa “filha ou descendente de Hércules”, “filha ou descendente daquele que dispensa o calor e a claridade”; “quente”; "a princesa" ou "a filha do rei".

O nome Cleide tem não só um, mas pelo menos dois étimos: pode ser derivado do grego, podendo ser um diminutivo de Herakleides, Heráclides em português - nome patronímico que significa “filha ou descendente de Hércules”, cujo sentido é “aquele que dispensa o calor e a claridade”.

Bem como, Cleide também pode significar "quente" se considerarmos que é uma adaptação do nome em inglês Clyde, de origem escocesa. Clyde é o nome de um rio escocês, e segundo estudiosos, esse nome é derivado da palavra clywd que quer dizer "quente".

Algumas fontes ainda sugerem que a origem do nome Cleide está relacionada com o nome Gleide que, entre os Celtas, significa "a princesa" ou "a filha do rei".

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome que reflete não só a alegria, ou a valorização da descendência, como o fato de carregar uma referência ao deus grego Hércules, conhecido pela sua incomparável força.  

As meninas registradas com esse nome predominantemente feminino podem ser afetivamente chamadas de Clei, Cleia ou Cléo.

Este é um nome bastante popular no Brasil, assim como as suas variações de grafia: Cleyde, Cleude, Cleida ou Cleyce. A união do nome Cleide com outros nomes próprios também ajudou a criação de novos nomes, que também são muito utilizados entre os brasileiros, como: Cleidiane, Cleydiane ou Cleycianne. 


Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Escocesa:

Cleide


Veja outras listas de nomes: