Significado de Ana Maria

Veja qual o significado do nome Ana Maria da categoria Hebraica, Sânscrita

Ana Maria: Significa “senhora soberana cheia de graça”, “vidente graciosa”, “mulher pura cheia de graça”.

É um nome composto por dois nomes de origem no hebraico, Ana e Maria.

Ana surgiu a partir do nome vindo do hebraico Hannah, que quer dizer “graça, cheia de graça”, influenciado pela forma vinda do latim Anna.

É um nome muito antigo, e comumente adotado durante o Império Bizantino e influenciado por Santa Ana, venerada como a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo, tornou-se muito popular entre os cristãos ocidentais.

O nome Ana é mencionado na Bíblia como pelos menos três personagens diferentes, nas quais duas aparecem como mais destaque. A que é citada no Antigo Testamento é a mãe do profeta Samuel e tem como peculiaridade o fato de tê-lo gerado com uma idade muito avançada, após várias tentativas fracassadas. A outra mencionada no Novo Testamento é uma profetista originária de Jerusalém que reconhece o Messias através do menino Jesus.

Maria é um nome de origem obscura, principalmente por ser um nome muito difundido, originado muito antes da época de Jesus Cristo. O mais provável que Maria tenha surgido através do nome vindo do hebraico Myriam, que quer dizer “senhora soberana, vidente”. Mas pode também ter sua origem no sânscrito Maryáh, que significa literalmente “a pureza, a virtude, a virgindade”.

O nome foi popularizado em razão da personagem bíblica de mesmo nome mencionada no Novo Testamento, e também no Alcorão, como a mãe de Jesus, que engravidou do seu único filho através do espírito santo quando virgem. É tida como a primeira pessoa que seguiu o cristianismo e é até hoje uma das santas mais reverenciadas do mundo desde o início do cristianismo.



Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Sânscrita:

Maríndia
Maria Joaquina
Ana Maria
Samanta


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menina | Política de Privacidade